top of page

Lixo para além do refugo, nós e os outros

Pensar o potencial do lixo contemporâneo ou de um passado recente como objeto de estudo à luz das ferramentas de pesquisa arqueológica, antropológica e histórica, em diálogo com as artes visuais, os estudos sobre memória e oralidade, o consumo, entre outros. A possibilidade de se refletir sobre vestígios em estado de abandono (lixo), as próprias noções de abandono, para responder questões prementes sobre práticas de consumo e descarte na sociedade capitalista contemporânea (a exemplo dos trabalhos de William Ratjhe); para repensar e adaptar práticas e estratégias de campo, ao observar refugos e seus processos formativos, que por serem muito recentes são muito visíveis (como ajuda pensar André Andrade sobre a Arqueologia do Lixo); para refletir sobre questões sobre ética e patrimônio acerca de vestígios que não são formalmente considerados bens ou patrimônios arqueológicos, e, portanto, não estão protegidos pela lei, mas que se aproximam da sociedade atual, por vezes associados a passados sensíveis ou mesmo muito próximos à grupos contemporâneos (à luz de trabalhos como de Márcia Bezerra e de Mariana Cabral). Por outro lado, para promover essa aproximação e diálogo com a sociedade, experimentar formas de produção e comunicação do conhecimento a partir de práticas interdisciplinares e intersaberes, experimentadas em espaços públicos (tais como museus e áreas verdes urbanas, por exemplo), bem como o uso de amostras coletadas de materiais geralmente desprezados por pesquisadores (como entulho e material construtivo) na montagem de instalações artísticas e exposições a serem trabalhadas em oficinas abertas ao público em geral (Inspirada pelos trabalhos de Isabela Frade).

Projetos Vigentes

O Olhar da Arqueologia nos Estudos de Cultura Material e nos Estudos do Lixo. Projeto de Pós-doutorado / PROCAD-UERJ. Coordenação: Camilla Agostini; supervisão: Aline Vieira de Carvalho. Nupecm-UERJ; LAP/NEPAM-Unicamp. Incluí estudo de caso: O Lixo que se Move: Estudo Arqueológico na Praia Vermelha, Urca /  Rio de Janeiro - RJ. 2024 - atual. Bolsista IC - Faperj: Marcelo de Souza Almeida, projeto Lixo para além do Refugo: nós e os outros. 2024 - atual. Bolsista EXT - UERJ: Isabela Bria Dantas, projeto Revisitando o Lixo: arqueologia, memória e narrativas. 2024 - atual.
Colaboradores: Lucas Antônio da Silva (Museu Nacional - UFRJ), Rafael de Souza Abreu (Universidade de Cranfield - Inglaterra), Tania Manuel (Laboratório de Ecologia Funcional / UNL - Portugal). Voluntários Nupecm-UERJ / IMAS: Ana Carolina Luscura França, Gabriel Alves Sabino, Maria de Lourdes Silveira do Nascimento.

bottom of page